quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LD 201 Unidade 2- O Educador Musical no Brasil


O Educador Musical no Brasil

Durante muito tempo a educação musical no Brasil teve propósitos vinculados a religião e a política, onde não se pensavam na educação musical como uma área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento cognitivo, intelectual  e cultural das crianças e jovens.
Hoje com a aprovação da Lei 11.769 que obriga o ensino de músicas nas escolas, podemos acreditar que a música será tratada de uma forma muito especial e importante e não simplesmente por lazer.
Com a aprovação dessa lei, foi levantado um fato muito importante, onde foi discutido que o Brasil não tem profissionais suficientes para atuar nessa área, e por esse fato ocorreu um veto nesse projeto, feito pelo então Presidente Lula, onde defendeu que existem muitos profissionais que não possuem formação na área, mas que possuem conhecimento musical suficiente para lecionar. Apesar dessa justificativa, não concordo com tal veto, pois a música tem um conteúdo muito importante a ser trabalhado, e tal conteúdo se não trabalhado com consciência e habilidade, pode se tornar quase que inútil.
Acredito muito na educação a distância para formar educadores capacitados para ministrar essas aulas, esse tipo de educação pode alcançar os Estados onde as faculdades presenciais  que oferecem esses cursos são muito distantes, dando possibilidades para que mais pessoas tenham formação oficial na área.
Assim sendo podemos acreditar que a música traga um benefício real para nossos alunos, onde estará contribuindo para o aperfeiçoamento do raciocínio lógico,
da concentração, da criatividade, da memória, da absorção de informações, entre diversos outros fatores, contribuindo positivamente para o processo de aprendizagem escolar, além de outros aspectos que se manifestarão tais como o desenvolvimento da sensibilidade auditiva, das habilidades rítmicas e motoras, da capacidade de distinguir e comparar vozes e instrumentos, da interpretação da simbologia musical e desenvolvimento linguístico.
Para obter tais resultados o educador tem que ser didático e dinâmico em suas aulas, ter domínio pleno do conteúdo e acima de tudo sempre procurar novos métodos e ferramentas de ensino, para que o ensino da música se torne cada vez mais prazeroso.
Para isso precisamos contar com universidades preparadas como a UFSCAR para formar educadores musicais conscientes, que farão de tudo para que a música seja uma ferramenta transformadora na vida das nossas crianças e jovens


Referencias Bibliográficas




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